Como o Isolamento Social Pode Afetar Questões Psicológicas?

Publicado em 30 de abril de 2020

 

O Coronavírus não é uma questão de saúde a qual envolve apenas uma área médica em específico, todos os profissionais da saúde estão constantemente procurando respostas para os diversos sintomas que surgem todos os dias, e os psicólogos não ficam para trás.

O isolamento, tido como uma das principais formas de prevenção para a disseminação desse inimigo invisível, tem despertado a preocupação de todos em relação a saúde mental, principalmente as pessoas que já possuíam diagnósticos como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outras.

Na última quinta-feira 16/04/2020 a Psicóloga Tândara e o Dr. Thiago fizeram uma live pelo Instagram da Clínica Santa Clara e esclareceram alguns pontos de como o isolamento social pode afetar questões psicológicas.

Um dos assuntos abordados foi a dificuldade de concentração e qualidade do sono das pessoas que tem se auto diagnosticado com ansiedade neste período, para tal questão a Psicóloga Tandara sugeriu a diversificação de atividades. Manter a rotina de treinos e um alimentação saudável, além de atividade em família fará com que o foco no problema seja dissipado e o corpo e mente se adaptem melhor nesta fase.

Outro sintoma trazido por Dr Thiago e muito comum quando relacionado com a ansiedade é a vontade de comer compulsivamente, o desejo quase incontrolável de mastigar o tempo inteiro, e para isso a recomendação é simples, desenvolver uma rotina diária e substituir salgadinhos e doces por frutas. Quando não é possível controlar esse impulso, que a Psicóloga Tandara denominou de “fuga”, – beber para esquecer os problemas, é um exemplo de fuga – que se faça escolhas inteligentes por alimentos saudáveis.

Quando relacionamos corpo e mente com saúde, o autoconhecimento é um assunto que não pode ser esquecido, esse encontro consigo mesmo, neste momento de isolamento, faz com que o ser humano não possa fugir das questões emocionais que diariamente negligencia ou joga mais para frente, e isto tem impactado em questões como brigas de casal, angustia, sintomas depressivos, medo, entre diversos outros problemas. Para que se possa aliviar esse impacto causado simplesmente pelo não conhecimento de si mesmo, o diálogo, é um fator determinando.

A Psicóloga Tandara sugeriu conversar com as pessoas próximas como: companheiro (a), os familiares, filhos, amigos ou qualquer outra pessoa que confia, neste momento é essencial esta busca e encontro do seu eu interior. Não sofra pelo que desconhece, busque viver o presente, um dia de cada vez, e vencerá esse momento muito melhor do que quando tudo começou.

Não se alimentar de notícias ruins o tempo inteiro, buscar fontes confiáveis para as informações do Coronavírus, também foi uma dica da Psicóloga Tandara. Então, não se deixe envolver pelas fake news, ou notícias de grupos de whatsapp.

Cuide do corpo e da mente, converse, exercite-se, coma bem, brinque e cozinhe em família, aproveite esse momento para viver o que ainda não havia sido possível devido a correria do dia-a-dia, mas não esqueça: FIQUE EM CASA!